CONSULTA ONLINE

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço gratuito de esclarecimento do que é a saúde mental e como a pode melhorar.

  » novo registo
» recuperar password
HOME SOBRE NÓS CONTACTOS ADICIONAR REGISTO
Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017 | 48 visitantes online
 
  • Pesquisa
  • Pesquisa Avançada
Palavra, frase, empresa  
Actividade *
Localidade *
 

Boletins Clínicos

Cianose

A cianose corresponde a uma cor azulada da pele e das mucosas, causada pela presença no sangue de uma elevada quantidade de hemoglobina reduzida, isto é, não saturada de oxigénio, mas conjugada com anidrido carbónico.

A cianose pode aparecer uniformemente distribuída por todo o corpo, mas geralmente é mais evidente nas extremidades, nos lábios, no nariz, nas bochechas e nos pavilhões auriculares.

Aparece quando a quantidade de hemoglobina reduzida no sangue capilar é superior a 5 g % (a concentração normal é de 2,5 g %). Pode ser causada por malformações cardíacas congénitas, frequentemente acompanhadas por crises de asfixia, hipocratismo digital e unhas em vidro, e por doenças adquiridas, sobretudo as dos aparelhos respiratório e cardiocirculatório.

Assim, podem causar a cianose:

- Factores pulmonares, representados por todas as causas que impedem a oxigenação normal do sangue nos capilares alveolares, isto é, pelas doenças graves do aparelho respiratório, como a asma, o enfisema, a fibrose pulmonar, etc;

- Factores cardiocirculatórios, que se dividem em factores cardíacos puros e periféricos.

- Factores tóxicos, representados pela presença de sulfo-hemoglobina e de meta-hemoglobina no sangue, em consequência da destruição, no organismo, de algumas sulfamidas, de alguns derivados de anilina, do nitrito de amido e do hidrogénio sulfurado.

Voltar

Anúncios Portal Saúde

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço totalmente gratuito de anúncios. Aqui poderá colocar anúncios de oferta e procura de emprego ou outros, desde que relacionados com a área da saúde. Terá apenas de efectuar o registo aqui. Caso já seja um utilizador registado, por favor introduza o seu nome de utilizador e palavra passe.