CONSULTA ONLINE

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço gratuito de esclarecimento do que é a saúde mental e como a pode melhorar.

  » novo registo
» recuperar password
HOME SOBRE NÓS CONTACTOS ADICIONAR REGISTO
Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017 | 43 visitantes online
 
  • Pesquisa
  • Pesquisa Avançada
Palavra, frase, empresa  
Actividade *
Localidade *
 

Boletins Clínicos

Cushing

A Doença de Cushing é um síndroma clinico provocado por uma hiperfunção primitiva ou secundária do cortex supra-renal, com maior frequência nas mulheres jovens.

A doença é provocada por um aumento da produção de hormonas esteróides pelo cortex supra-renal. Pode ser primitiva, ou seja, devida a doenças que atingem exclusivamente a própria glândula supra-renal (tumor ou huperplasia difusa), ou secundária, e, neste caso, consequente a uma hiperfunção de hipófise (por tumor ou hiperplasia), que actua através do estímulo da produção de hormonas esteróides pelo córtex supra-renal.

A sintomatologia da doença de cushing, ligada à perturbação hormonal, é característica e bem evidente, a ponto de fazer suspeitar imediatamente do diagnóstico exacto, que será depois confirmado pelas análises de laboratório.

Um dos primeiros sinais é uma obesidade particular, com distribuição do tecido adiposo especialmente no rosto (face em lua-cheia), no tronco e no abdómen, enquanto permanecem normais os membros que, por contraste, parecem até mais magros do que o normal.

Aparecem estrias cutâneas de cor vermelho-azulada, localizadas sobretudo nos flancos, no abdómen e nas coxas. É frequente o hirsutismo, muitas vezes acompanhado por impotência no homem e amenorreia na mulher.

É constante a osteoporose, mais acentuada nos ossos do crânio e da coluna vertebral e um aumento permanente da pressão arterial resistente aos tratamentos habituais, com retenção de sódio e água no organismo, pelo que surgem edemas, ou seja, maior acumulação de água nos tecidos. Os exames de laboratório mostram, além disso, numerosas modificações do sangue e da urina.

A terapêutica desta doença grave é essencialmente cirúrgica: consiste na extirpação da supra-renal atingida por tumor ou por hiperplasia.

Voltar

Anúncios Portal Saúde

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço totalmente gratuito de anúncios. Aqui poderá colocar anúncios de oferta e procura de emprego ou outros, desde que relacionados com a área da saúde. Terá apenas de efectuar o registo aqui. Caso já seja um utilizador registado, por favor introduza o seu nome de utilizador e palavra passe.