CONSULTA ONLINE

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço gratuito de esclarecimento do que é a saúde mental e como a pode melhorar.

  » novo registo
» recuperar password
HOME SOBRE NÓS CONTACTOS ADICIONAR REGISTO
Sábado, 19 de Agosto de 2017 | 41 visitantes online
 
  • Pesquisa
  • Pesquisa Avançada
Palavra, frase, empresa  
Actividade *
Localidade *
 

Boletins Clínicos

Desidratação

A desidratação é um grave estado patológico, caracterizado pelo empobrecimento do património hídrico do organismo.

A desidratação pode ser provocada pela diminuição da entrada de água no organismo (sede), ou por excessivas perdas hídricas, não substituídas a tempo (diarreias profusas, como na cólera, vómitos incoercíveis, sudurese abundante, etc...).

Podem-se observar, conforme a maneira como surgiram e as causas, numerosos tipos de desidratação (ver abaixo). A sintomatologia consiste em alterações metabólicas graves de todos os órgãos que têm pouca água e especialmente no sistema nervoso, muito sensível à desidratação (estado confusional, delírio, carências motoras e sensitivas, insuficiência bulbar). O tratamento consiste em substituir, por via endovenosa, as perdas de água e sais carentes.

Tipos de Desidratação:

  • Desidratação Isotónica
  • Desidratação Hipotónica
  • Desidratação Hipertónica

Desidratação Isotónica
Tipo mais comum de desidratação, tem como sintomatologia a diarreia e os vómitos. É caracterizada por perdas proporcionais de água e electrólitos.
Desidratação Hipotónica
É a forma mais grave de desidratação. Caracteriza-se por uma perda de electrólitos superior à de água. Tem como principais causas, por exemplo, a diarreia e os vómitos de crianças com subnutrição grave.
Desidratação Hipertónica
Outro tipo de desidratação grave, dá-se quando a perda de água é maior que a de electrólitos.

Voltar

Anúncios Portal Saúde

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço totalmente gratuito de anúncios. Aqui poderá colocar anúncios de oferta e procura de emprego ou outros, desde que relacionados com a área da saúde. Terá apenas de efectuar o registo aqui. Caso já seja um utilizador registado, por favor introduza o seu nome de utilizador e palavra passe.