CONSULTA ONLINE

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço gratuito de esclarecimento do que é a saúde mental e como a pode melhorar.

  » novo registo
» recuperar password
HOME SOBRE NÓS CONTACTOS ADICIONAR REGISTO
Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017 | 41 visitantes online
 
  • Pesquisa
  • Pesquisa Avançada
Palavra, frase, empresa  
Actividade *
Localidade *
 

Boletins Clínicos

Acne

Acne é a denominação genérica dada a todas as doenças de pele que têm origem no sistema sebáceo-piloso.

A forma mais frequente, chamada de acne vulgar, atinge sobretudo os jovens e tem como sede principal a face. Os indivíduos com pele gordurosa têm grande predisposição para o acne.

Esta doença origina-se nas glândulas sebáceas, abundantes no rosto e na região compreendida entre as duas omoplatas. Quando as glândulas segregam quantidades excessivas de sebo, resulta a chamada seborreia, caracterizada pelo aspecto pálido e untuoso da pele.

O sebo, demasiado abundante, e não encontrando saída suficiente através dos poros das glândulas, dilata os seus canalículos e acumula-se, formando corpos chamados comédones.

Estes, na sua parte externa, solidificam e adquirem uma cor preta. Por isso, o rosto e a zona atingida aparecem salpicados de pontos negros.

Normalmente, surge à volta dos comédones tumefacção e pápula (saliência avermelhada). O acne é então chamado de papuloso, e de pastuloso se, como frequentemente ocorre, a pápula se transforma numa pústula, ou seja, numa vesícula que contém pus, evoluindo depois para uma cicatriz deformante.

O acne vulgar é denominado de polimorfo em certas situações graves, nas quais aparecem em simultâneo comédones, pápulas, pústulas e cicatrizes no rosto, no peito e no dorso.

A erupção do acne intensifica-se na Primavera.

Voltar

Anúncios Portal Saúde

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço totalmente gratuito de anúncios. Aqui poderá colocar anúncios de oferta e procura de emprego ou outros, desde que relacionados com a área da saúde. Terá apenas de efectuar o registo aqui. Caso já seja um utilizador registado, por favor introduza o seu nome de utilizador e palavra passe.