CONSULTA ONLINE

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço gratuito de esclarecimento do que é a saúde mental e como a pode melhorar.

  » novo registo
» recuperar password
HOME SOBRE NÓS CONTACTOS ADICIONAR REGISTO
Terça-feira, 16 de Abril de 2024 | 18 visitantes online
 
  • Pesquisa
  • Pesquisa Avançada
Palavra, frase, empresa  
Actividade *
Localidade *
 

Boletins Clínicos

Espondilite

A Espondilite corresponde a um processo inflamatório das vértebras.

Distingue-se em espondilite anterior e em espondilite posterior, conforme afecte os corpos ou os arcos vertebrais. As formas mais comuns e mais importantes são:

  • Espondilite tuberculosa
  • Espondilite meningocócica
  • Espondilite tífica
  • Espondilite por piogénicos

A espondilite tuberculosa é, mais frequentemente, anterior e determina um processo de necrose óssea, no seguimento da qual o corpo vertebral, sob o peso das vértebras subjacentes, sofre esmagamento, provocando uma manifestação terminal típica dos casos não tratados a tempo.

Por sua vez, a inflamação crónica tuberculosa forma o abcesso frio (colecção de meterial de aspecto purulento, que abre caminho no seio dos tecidos, podendo, depois, aparecer superficialmente, mesmo que a considerável distância do ponto inicial).

Quer o abcesso frio, quer a deformação do corpo vertebral podem comprimir a medula, provocando toda uma série de sintomas ligados à interrupção ou irritação das vias nervosas sensitivas e motoras.

A sintomatologia da doença de Pott compreende dores vertebrais, febrícula, sudação, sensação de cansaço e depois, por vezes, parilisia e dores nos membros, por exemplo.

A terapêutica faz-se com imobilidade absoluta e ministração de fármacos antituberculosos por muito tempo, além de reconstituintes gerais. A terapêutica cirúrgica é quase sempre necessária para correcção das deformações.

Voltar

Anúncios Portal Saúde

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço totalmente gratuito de anúncios. Aqui poderá colocar anúncios de oferta e procura de emprego ou outros, desde que relacionados com a área da saúde. Terá apenas de efectuar o registo aqui. Caso já seja um utilizador registado, por favor introduza o seu nome de utilizador e palavra passe.