CONSULTA ONLINE

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço gratuito de esclarecimento do que é a saúde mental e como a pode melhorar.

  » novo registo
» recuperar password
HOME SOBRE NÓS CONTACTOS ADICIONAR REGISTO
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024 | 229 visitantes online
 
  • Pesquisa
  • Pesquisa Avançada
Palavra, frase, empresa  
Actividade *
Localidade *
 

Boletins Clínicos

Gastrite

A Gastrite é um processo inflamatório da mucosa gástrica, com evolução aguda ou crónica.

A gastrite aguda é consequência de erros dietéticos, de hipersensibilidade a certos alimentos, de abuso de álcool ou de nicotina ou de determinados medicamentos.

É, assim, essencialmente de origem tóxica, muitas vezes carencial ou alérgica e raramente de origem infecciosa. É acompanhada de fenómenos gerais, como falta de apetite, mal-estar, vómitos (mais frequentemente náuseas), língua saburrosa, aftas orais, entre outros.

Maiores preocupações levanta a gastrite crónica, tanto no que diz respeito a possíveis relações com a úlcera gástrica, com o cancro de estômago e com os problemas diagnósticos diferenciais dessas afecções, como no que respeita à etiopatogénese e è terapêutica.

É uma doença bastante difundida que ataca sobretudo os jovens com cerca de 20 anos. Pode surgir como consequência de defeitos alimentares prolongados, por ingestão insistente de substâncias irritantes, por mastigação apressada, por abuso de tabaco, etc...

A sintomatologia é variada. O apetite pode manter-se, mas em regra diminui. Surgem sensações dolorosas ou dores epigástricas durante ou imediatamente após as refeições, sensação de peso ou de tensão, sempre com localização epigástrica, língua saburrosa, obstipação alternada com períodos de diarreia.

Voltar

Anúncios Portal Saúde

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço totalmente gratuito de anúncios. Aqui poderá colocar anúncios de oferta e procura de emprego ou outros, desde que relacionados com a área da saúde. Terá apenas de efectuar o registo aqui. Caso já seja um utilizador registado, por favor introduza o seu nome de utilizador e palavra passe.