CONSULTA ONLINE

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço gratuito de esclarecimento do que é a saúde mental e como a pode melhorar.

  » novo registo
» recuperar password
HOME SOBRE NÓS CONTACTOS ADICIONAR REGISTO
Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017 | 47 visitantes online
 
  • Pesquisa
  • Pesquisa Avançada
Palavra, frase, empresa  
Actividade *
Localidade *
 

Boletins Clínicos

Gripe A

Como é que as pessoas podem ser infectadas pela Gripe A (H1N1)?

Os surtos em humanos ocorrem agora através de transmissão entre pessoas. Quando as pessoas infectadas tossem ou espirram, partículas infectadas podem instalar-se nas mãos, cair em superfícies ou dispersam-se no ar. Outras pessoas podem respirar o ar contaminado, ou tocar nas mãos ou nas superfícies contaminadas, e, deste modo, ficar expostas ao vírus. Para evitar a dispersão, as pessoas devem tapar a boca e o nariz quando tossirem, e lavar a as mãos com regularidade.

Quais são os sinais e sintomas de infeção?

Os sinais iniciais da Gripe A(H1N1) são semelhantes aos da gripe normal, tais como febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nariz congestionado. Por vezes podem ocorrer vómitos e diarreia.

Até à data, existe alguma confirmação de transmissão da doença entre porcos e humanos?

Não

Porquê tanta preocupação à volta da possibilidade de uma pandemia, quando morrem milhares de pessoas todos os anos devido a epidemias sasonais?

As epidemias sasonais ocorrem todos os anos e a Organização Mundial de Saúde é capaz de tratar com vacinas para as mesmas. Uma pandemia é uma epidemia a nível mundial. É um novo vírus, para o qual as populações não terão imunidade.

Existem pessoas mais em risco do que outras?

Mais estudos são precisos para determinar se determinados estratos (idosos ou pessoas com problemas de saúde, por exemplo) estão mais em riscos do que outros. A organização Mundial de Saúde recomenda que todas as pessoas tomem as precauções necessárias para prevenir a disseminação da infecção.

Há alguma recomendação especial para as grávidas?

Sim, elas são vulneráveis. Como todas as outras pessoas, devem tomar as necessárias precauções.

Prevenção

O que posso fazer para proteger-me do vírus da Gripe A (H1N1)?

A principal fonte de transmissão desta estirpe de gripe parece ser similar à da influenza sazonal, através de partículas expelidas pela fala, tosse ou espirros. Pode prevenir a infecção evitando contacto próprio com pessoas que tenham sintomas próprios da gripe (tente manter uma distância não inferior a um metro, se possível) e tomando as seguintes medidas:

  • evite tocar na sua boca e nariz;
  • lave as mãos cuidadosamente com água e sabão, ou desinfecte-as com um produto à base de álcool, regularmente (especialmente se tocou na boca, nariz ou em superfícies que estão potencialmente contamindas);
  • evite contacto próximo com pessoas que possam estar doentes;
  • reduza, se possível, o tempo passado em multidões;
  • melhore a circulação do ar na sua casa, abrindo as janelas;
  • mantenha hábitos saudáveis: coma comida nuritiva, mantenha-se fisicamente activo, tenha um sono adequado.

A Organização Mundial de Saúde recomenda o uso de uma máscara?

Se não estiver doente não tem de usar máscara. Se estiver a tratar uma pessoa doente, poderá usar uma máscara quando estiver em contacto próximo com ela. Meta-a no lixo imediatamente depois e lave as suas mãos cuidadosamente.

Como sei se tenho Gripe A?

Não será capaz de diferenciar entre a gripe sazonal e a Gripe A sem ajuda médica. Apenas o seu médico e as autoridades de saúde poderão confirmar os casos de Gripe A.

O que devo fazer se pensar que tenho a doença?

  • fique em casa e mantenha-se afastado da escola, do trabalho, de multidões;
  • descanse e beba muitos líquidos;
  • tape a sua boca e nriz quando tossir e espirrar e, se utilizar lenços, meta-os no lixo cuidadosamente. Lave as mãos imediatamente depois, com água e sabão, ou desinfecte-as com um produto à base de álcool;
  • se não tiver um lenço à mão quando tossir ou espirrar, tape o melhor possível a sua boca com as costas do braço;
  • utilize uma máscara para ajudá-lo a conter a difusão de partículas quando estiver perto de outras pessoas, mas certifique-se que o faz correctamente;
  • informe a família e os amigos sobre a sua doença e tente evitar contacto com outras pessoas;
  • se possível, contacte um profissional de saúde antes de viajar para um hospital ou centro de saúde, de modo a assegurar-se que é necessário um exame médico.

O que devo fazer se precisar de cuidados médicos?

  • Se possível, contacte as autoridades de saúde antes de se deslocar para um hospital ou centro de saúde, e descreva os seus sintomas. Explique porque é que pensa que tem Gripe A (H1N1) (por exemplo, se viajou recentemente para um país onde houve um surto). Siga as instruções que lhe forem dadas;
  • se não conseguir entrar em contacto com as autoridades antes da deslocação, diga ao funcionário das suas suspeitas de infecção imediatamente após chegar ao local;
  • tape a sua boca e nariz durante a deslocação.

Deverei ir trabalhar se estiver com gripe mas estiver a sentir-me bem?

Não. Seja Gripe A ou gripe sazonal, deverá ficar em casa durante a duração desses sintomas. Esta é uma medida de precaução para proteger os seus colegas e as outras pessoas.

Viagens

É seguro viajar?

A Organização Mundial de Saúde não está a recomendar restrições nas viagens. Nos dias de hoje, limitar viagens e/ou impôr restrições teria muito pouco efeito em impedir a disseminação do vírus, mas seria extremamente incómodo para a comunidade internacional. O vírus H1N1 já foi confirmado em várias partes do mundo. O ênfase está agora em minimizar o impacto do vírus através da rápida identificação dos casos e em providenciar aos doentes os cuidados médicos apropriados, ao invés de impedir a sua propagação internacionalmente. Além disso, apesar da identificação dos sinais e sintomas do vírus entre viajantes poder ser uma técnica de monitorização efectiva, não é suficiente para reduzir a sua disseminação, uma vez que o H1N1 pode ser transmitido de pessoa para pessoa antes dos sintomas se começarem a desenvolver. Os viajantes podem proteger-se a si e aos outros seguindo as recomendações de viagem, que têm como objectivo a prevenção da difusão deste vírus. Os indivíduos que estão doentes deverão adiar a sua viagem e os viajantes que regressam e adoecem devem procurar os cuidados médicos necessários. Estas recomendações são medidas prudentes que podem limitar a propagação de muitas doenças contagiosas, não são a Gripe A.

Vacinas

Está já disponível alguma vacina para o vírus da Gripe A (H1N1)?

Não, mas já se está a trabalhar para desenvolvê-la. As vacinas contra a gripe geralmente contêm uma forma forma ou enfraquecida do vírus circulante. A vacina prepara o sistema imunitário para se defender contra uma verdadeira infecção. Para que a vacina proteja o melhor possível, o vírus que contém deve corresponder o mais possível à sua forma natural. Uma vez que o H1N1 é novo, não existe qualquer vacina feita com este vírus em particular. Fazer uma nova vacina da gripe poderá levar 5 a 6 meses.

Fonte: Organização Mundial de Saúde (http://www.who.int/csr/disease/swineflu/en/)
Nº de telefone de emergência: Saúde 24 - 808 24 24 24

Nota: O Portal Saúde não é um Consultório Médico. Caso pretenda assistência médica específica, deverá contactar o seu médico ou as entidades competentes.

Voltar

Anúncios Portal Saúde

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço totalmente gratuito de anúncios. Aqui poderá colocar anúncios de oferta e procura de emprego ou outros, desde que relacionados com a área da saúde. Terá apenas de efectuar o registo aqui. Caso já seja um utilizador registado, por favor introduza o seu nome de utilizador e palavra passe.