CONSULTA ONLINE

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço gratuito de esclarecimento do que é a saúde mental e como a pode melhorar.

  » novo registo
» recuperar password
HOME SOBRE NÓS CONTACTOS ADICIONAR REGISTO
Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017 | 36 visitantes online
 
  • Pesquisa
  • Pesquisa Avançada
Palavra, frase, empresa  
Actividade *
Localidade *
 

Boletins Clínicos

Hipertrofia

A hipertrofia corresponde a um desenvolvimento anormal do corpo, seja de um órgão ou de uma zona.

Pode ter significado fisiológico (hipertrofia do rim que ficou, após extirpação do outro, por exemplo), ou, então, claramente patológica, como a da tiróide do bócio, de um membro (elefantíase) na estase circulatória crónica, do fígado nas hepatopatias e a hipertrofia do coração nas cardiopatias graves.

Histologicamente, distingue-se da hiperplasia porque a primeira é um aumento do volume de células, enquanto a segunda é o seu volume numérico.

Um calo cutâneo, por exemplo, é provocado pela hiperplasia das células córneas devido a fricções repetidas (calos do trabalho) e não por causa da sua hipertrofia.

No sentido macroscópico, porém, fala-se de hipertrofia quer quando esta o é histologicamente (hipertrofia cardíaca ou muscular), quer quando se trata de formas mistas (hipertrofia renal, hipertrofia da tiróide, etc).

Voltar

Anúncios Portal Saúde

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço totalmente gratuito de anúncios. Aqui poderá colocar anúncios de oferta e procura de emprego ou outros, desde que relacionados com a área da saúde. Terá apenas de efectuar o registo aqui. Caso já seja um utilizador registado, por favor introduza o seu nome de utilizador e palavra passe.