CONSULTA ONLINE

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço gratuito de esclarecimento do que é a saúde mental e como a pode melhorar.

  » novo registo
» recuperar password
HOME SOBRE NÓS CONTACTOS ADICIONAR REGISTO
Sábado, 19 de Agosto de 2017 | 41 visitantes online
 
  • Pesquisa
  • Pesquisa Avançada
Palavra, frase, empresa  
Actividade *
Localidade *
 

Boletins Clínicos

Laringite

A laringite é o processo inflamatório da laringe.

Existem vários tipos de laringite. De seguida referimos as principais.

A laringite aguda pode depender de excessos vocais e estão particularmente predispostos todos os indivíduos que, por motivos profissionais, são obrigados a falar muito. As causas mais comuns são as constipações, o frio húmido, a faringite, a influenza e o abuso do fumo.

Geralmente, as manifestações são: prurido na garganta, rouquidão, afonia, tosse forte, pouca expectoração mucosa. Trata-se com repouso, abolição do fumo, do álcool e das comidas condimentadas.

A laringite catarral crónica pode ser a consequência de uma faringite crónica, por excesso vocal habitual, por necessidade de respiração com a boca devido a uma obstrução nasal ou devido a catarro nasofaríngico. Trata-se com o silêncio, inalações salsoiódicas, bálsamos, etc.

A laringite estridulosa é uma doença de infância, que se anuncia com espirros e catarro nasal, e que se segue a “tosse de cão”, acompanhada de febre. Cura-se em poucos dias.

A laringite tuberculosa é sempre uma complicação da tuberculose pulmonar, facilitada pelo fumo, pelo álcool, pelos excessos vocais, etc. Manifesta-se com prurido na garganta, tosse (especialmente de noite) e rouquidão, a que se seguem disfagia, otalgia reflexa e acessos de sufocação.

O diagnóstico pode ser feito quando exista uma grave tuberculose úlcero-caseosa do pulmão e as lesões específicas podem pôr-se em evidência com a laringoscopia. O tratamento é feito com estreptomicina, PAS, isoniazide, repouso vocal, entre outras medidas.

Voltar

Anúncios Portal Saúde

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço totalmente gratuito de anúncios. Aqui poderá colocar anúncios de oferta e procura de emprego ou outros, desde que relacionados com a área da saúde. Terá apenas de efectuar o registo aqui. Caso já seja um utilizador registado, por favor introduza o seu nome de utilizador e palavra passe.