CONSULTA ONLINE

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço gratuito de esclarecimento do que é a saúde mental e como a pode melhorar.

  » novo registo
» recuperar password
HOME SOBRE NÓS CONTACTOS ADICIONAR REGISTO
Sábado, 19 de Agosto de 2017 | 41 visitantes online
 
  • Pesquisa
  • Pesquisa Avançada
Palavra, frase, empresa  
Actividade *
Localidade *
 

Boletins Clínicos

Osteoporose

A Osteoporose é uma osteopatia generalizada, em relação com uma insuficiente formação conjuntiva do osso.

Nos contínuos processos de reestruturação por que passa o osso normal, verifica-se a produção de substância conjuntiva, onde há a necessidade de compensar a actividade dos osteoclastos, células que têm a função de destruir as velhas estruturas ósseas. Sobre este novo tecido conjuntivo podem depois depositar-se os sais de cálcio para restabelecer a integridade óssea.

Na osteoporose, faltando a substância conjuntiva, os sais de cálcio não se podem depositar, resultando uma deficiência em substância óssea nas diversas estruturas esqueléticas; em casos extremos pode ser causa de fracturas espontâneas.

As causas da osteoporose devem procurar-se numa perturbação endócrina que altera o metabolismo proteico ou numa deficiência primitiva da absorção dos protídeos. O cortisol, por exemplo, aumenta o catabolismo das proteínas e a longo prazo causa osteoporose; pode também ser produzido em excesso na doença de Cushing ou ser ministrado na terapêutica de variadas doenças: nestes casos, costuma-se associar um tratamento com anabolizantes para compensar o seu efeito sobre a matriz conjuntiva.

Com o termo osteoporose senil, designa-se as formas ligadas ao envelhecimento progressivo do organismo, mas sobretudo à produção diminuída de hormonas sexuais, como é habitual na idade avançada (a testosterona é, com efeito, o mais clássico dos anabolizantes).

Também as dietas hipoproteicas, a avitaminose C (escorbuto), o hipertireoidismo, a diabetes mellitus, são causas possíveis de osteoporose, enquanto doenças capazes de provocar alterações metabólicas das proteínas.

Outra variedade de osteoporose é a que se encontra na vizinhança de processos inflamatórios. E, na evolução de fracturas, a osteoporose dos topos ósseos junto da solução de continuidade precede a formação da matriz conjuntiva de reparação (calo fibroso) que evolui para uma estrutura próxima da do osso (calo ósseo) mediante a deposição de sais de cálcio.

Voltar

Anúncios Portal Saúde

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço totalmente gratuito de anúncios. Aqui poderá colocar anúncios de oferta e procura de emprego ou outros, desde que relacionados com a área da saúde. Terá apenas de efectuar o registo aqui. Caso já seja um utilizador registado, por favor introduza o seu nome de utilizador e palavra passe.