CONSULTA ONLINE

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço gratuito de esclarecimento do que é a saúde mental e como a pode melhorar.

  » novo registo
» recuperar password
HOME SOBRE NÓS CONTACTOS ADICIONAR REGISTO
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024 | 16 visitantes online
 
  • Pesquisa
  • Pesquisa Avançada
Palavra, frase, empresa  
Actividade *
Localidade *
 

Boletins Clínicos

Porfiria

Designa-se por Porfiria um grupo de doenças em geral hereditárias, às vezes adquiridas, que têm em comum uma alteração do metabolismo dos porfirinas ou os seus percursores de tipo constitucional e que se desenvolvem com uma modalidade patogénica não bem definida.

As porfirias dividem-se em dois grupos principais, segundo a localização da origem da alteração metabólica:

1- Porfiria congénita ou entropoiética – evidencia-se na criança com anemia hemolítica grave, fotossensibilidade, ulcerações e hipertricose;

2- Hepática – alteração metabólica que se desenvolve principalmente no parênquima hepático. As formas hepáticas dividem-se em:

a) aguda intermitente, característica do sexo feminino e dos jovens, com quadro sintomatológico baseado em náuseas, vómitos, diarreia, dores abdominais, irritabilidade, ansiedade, alucinações e confusão, dores intensas no membros com redução dos reflexos e possibilidade de tetraplegia.

b) cutânea tardia, característica do sexo masculino, depois dos 30-40 anos. Pode ser diagnosticada devido ao fácil aparecimento de bolhas, fissuras, cicatrizes e hiperpigmentação da pele exposta à luz, a traumatismos e ao calor.

c) mista, na qual há sintomatologia da porfiria aguda intermitente e da porfiria cutânea tardia.

d) latente, caracterizada só pela presença de copro e uroporfirinas.

Voltar

Anúncios Portal Saúde

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço totalmente gratuito de anúncios. Aqui poderá colocar anúncios de oferta e procura de emprego ou outros, desde que relacionados com a área da saúde. Terá apenas de efectuar o registo aqui. Caso já seja um utilizador registado, por favor introduza o seu nome de utilizador e palavra passe.