CONSULTA ONLINE

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço gratuito de esclarecimento do que é a saúde mental e como a pode melhorar.

  » novo registo
» recuperar password
HOME SOBRE NÓS CONTACTOS ADICIONAR REGISTO
Sábado, 19 de Agosto de 2017 | 44 visitantes online
 
  • Pesquisa
  • Pesquisa Avançada
Palavra, frase, empresa  
Actividade *
Localidade *
 

Boletins Clínicos

Rubéola

A rubéola é uma afecção eruptiva e geralmente mais benigna do que o sarampo, com o qual, aliás, se pode confundir. Manifesta-se em surtos epidémicos, em regra com intervalos de 7 anos.

O agente etiológico é um togavírus sensível ao éter e hemaglutinante. A doença tem uma incubação de 10 dias e exibe hipertermia, erupção máculo-papulosa (exantema) e adenopatias cervicais, auriculares, etc. Verifica-se larga incidência de infecções inoperantes, ou seja, sem sinais clínicos.

São frequentes as complicações, nomeadamente artrites e nevrites. Trata-se de uma doença essencialmente benigna, que não põe problemas terapêuticos, mas que deve ser reconhecida e recordada pela embriopatia que determina, na mulher grávida, nos dois ou três primeiros meses de gravidez. A infecção fetal induz no recém-nascido, com efeito, malformações múltiplas que atingem os olhos, os ouvidos e o coração.

Por isso, uma profilaxia rubéola é inútil na infância; pelo contrário, é útil que a doença seja contraída nessa altura, de forma a tornar os indivíduos (sobretudo as mulheres) refractários a contraí-la na idade fértil.

Voltar

Anúncios Portal Saúde

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço totalmente gratuito de anúncios. Aqui poderá colocar anúncios de oferta e procura de emprego ou outros, desde que relacionados com a área da saúde. Terá apenas de efectuar o registo aqui. Caso já seja um utilizador registado, por favor introduza o seu nome de utilizador e palavra passe.