CONSULTA ONLINE

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço gratuito de esclarecimento do que é a saúde mental e como a pode melhorar.

  » novo registo
» recuperar password
HOME SOBRE NÓS CONTACTOS ADICIONAR REGISTO
Sábado, 19 de Agosto de 2017 | 42 visitantes online
 
  • Pesquisa
  • Pesquisa Avançada
Palavra, frase, empresa  
Actividade *
Localidade *
 

Boletins Clínicos

Sarampo

O Sarampo é uma doença infecciosa e epidérmica, caracterizada por inflamação catarral das vias respiratórias e das conjuntivas, febre e erupção (exantema) de manchas irregulares, polimorfas. Ataca sobretudo as crianças.

O doente é contagioso desde o período prodrómico (período em que os sintomas ainda não apontam directamente para a doença que se irá desenvolver), mas a doença concede imunidade absoluta.

O período de incubação é de cerca de 10 dias, ao qual se segue o primeiro estádio (estádio catarral), com febre, secreção nasal, tosse seca, rubor das conjuntivas, intolerância à luz, aparecimentos não constante de pequenas manchas brancas na mucosa da cavidade oral.

No terceiro ou quarto dia aparece o exantema na face, atrás das orelhas, boca, couro cabeludo; depois no dorso, braços, região lombar, coxas, etc.

A febre elevada desaparece antes da erupção, mas depois sobe a 40º-41º, para diminui de novo. Aí se inicia o período de convalescença, com visíveis descamações e melhoria dos fenómenos catarrais.

Neste período, podem surgir complicações, especialmente nos indivíduos débeis, escrofulosos e raquíticos, as quais consistem em otites médias purulentas, bronquites, broncopneumonias, doenças oculares ou bucais, etc. É preciso evitar o resfriamento e manter o ambiente a 18º, com luz moderada.

No tratamento, utiliza-sem soro de convalescente, gamaglobulinas, antibióticos, etc. Nas complicações oculares (conjuntivites) são úteis as lavagens com soluções brotadas, enquanto para as auriculares (otites) são indicadas as instalações com óleo fenicado (glicerina fenicada) a 3%.

O indivíduo com sarampo deve ser isolado: a quarentena deve durar 21 dias a partir do início da doença.

Voltar

Anúncios Portal Saúde

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço totalmente gratuito de anúncios. Aqui poderá colocar anúncios de oferta e procura de emprego ou outros, desde que relacionados com a área da saúde. Terá apenas de efectuar o registo aqui. Caso já seja um utilizador registado, por favor introduza o seu nome de utilizador e palavra passe.