CONSULTA ONLINE

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço gratuito de esclarecimento do que é a saúde mental e como a pode melhorar.

  » novo registo
» recuperar password
HOME SOBRE NÓS CONTACTOS ADICIONAR REGISTO
Sábado, 19 de Agosto de 2017 | 43 visitantes online
 
  • Pesquisa
  • Pesquisa Avançada
Palavra, frase, empresa  
Actividade *
Localidade *
 

Boletins Clínicos

Saturnismo

O saturnismo é o resultado de uma intoxicação por chumbo. Esta intoxicação pode ser provocada pelo trabalho com material de chumbo (doença profissional) ou também pelo uso prolongado de cosméticos e cremes à base deste metal.

As vias de penetração são o canal de digestivo e a árvore respiratória: quando a intoxicação se estabelece pela segunda via a doença assume aspectos mais graves na medida em que o metal vai exercer uma acção muito mais enérgica.

A intoxicação estabelece-se mais facilmente nos jovens e nas mulheres e é favorecida por condições como sífilis, alcoolismo, tuberculose, arteriosclerose, por exemplo. De acordo com a quantidade de chumbo absorvida, a intoxicação manifesta-se de formas diferentes: anemia, paralisia, mialgia, nevralgia, nefrite, artrite, encefalopatia, cólicas, cardiopatia.

Os sintomas mais evidentes são: orla gengival (coloração cinzenta das gengivas), hálito fétido, coloração cutânea terrosa com tonalidades amareladas. No sangue observam-se glóbulos vermelhos com grânulos grossos e finos e uma linfocitose relativa. Podem observar-se também: obstipação, dispepsia, cólicas.

A profilaxia consiste em observar uma higiene muito cuidadosa, em especial da boca, para evitar as alterações das gengivas, em promover um bom arejamento dos ambientes e excluir do trabalho com chumbo os grupos e risco.

Voltar

Anúncios Portal Saúde

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço totalmente gratuito de anúncios. Aqui poderá colocar anúncios de oferta e procura de emprego ou outros, desde que relacionados com a área da saúde. Terá apenas de efectuar o registo aqui. Caso já seja um utilizador registado, por favor introduza o seu nome de utilizador e palavra passe.