CONSULTA ONLINE

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço gratuito de esclarecimento do que é a saúde mental e como a pode melhorar.

  » novo registo
» recuperar password
HOME SOBRE NÓS CONTACTOS ADICIONAR REGISTO
Sábado, 20 de Abril de 2024 | 262 visitantes online
 
  • Pesquisa
  • Pesquisa Avançada
Palavra, frase, empresa  
Actividade *
Localidade *
 

Boletins Clínicos

Tenossinovite

A Tenossinovite é a inflamação do tendão de um músculo e da bainha sinovial que o envolve. Esta inflamação pode ter uma evolução aguda ou crónica, assumir uma forma serosa ou purulenta e ser específica ou inespecífica.

A tenossinovite aguda é provocada por germes piogénicos que atingem a bainha tendinosa por contiguidade (feridas infectadas, furúnculos, osteomielites), ou por via sanguínea, na sequência de um processo infeccioso geral.

Habitualmente são atingidos os tendões das mãos e dos pés, em virtude do seu trajecto superficial; o processo infeccioso provoca dores vivas espontâneas, que se exacerbam com o movimento, acompanhadas de tumefacção evidente com trajecto longitudinal, impotência funcional tendinosa e, eventualmente, crepitação característica ao longo do tendão durante os movimentos.

Nas formas agudas mais graves, o espaço entre o tendão e a sua bainha é ocupado pelo pus que se vai acumulando e o próprio tendão entre rapidamente em necrose.

Um tenossinovite mal tratada pode evoluir para a forma crónica, embora seja mais frequente a ocorrência de uma tenossinovite crónica desde o início, secundária a um processo poliartrítico da articulação vizinha, ou a outras causas mal determinadas.

As formas específicas de tenossinovite podem etiologia tuberculosa ou sifilítica. Conforme a evolução, recorrer-se-à ao tratamento com base de antibióticos e imobilização do tendão atingido, ou para uma incisão precoce da bainha tendinosa, de modo a permitir a drenagem do pus aí colectado, sempre sob cobertura antibiótica, ou a outra terapêutica específica.

Voltar

Anúncios Portal Saúde

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço totalmente gratuito de anúncios. Aqui poderá colocar anúncios de oferta e procura de emprego ou outros, desde que relacionados com a área da saúde. Terá apenas de efectuar o registo aqui. Caso já seja um utilizador registado, por favor introduza o seu nome de utilizador e palavra passe.