CONSULTA ONLINE

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço gratuito de esclarecimento do que é a saúde mental e como a pode melhorar.

  » novo registo
» recuperar password
HOME SOBRE NÓS CONTACTOS ADICIONAR REGISTO
Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017 | 30 visitantes online
 
  • Pesquisa
  • Pesquisa Avançada
Palavra, frase, empresa  
Actividade *
Localidade *
 

Boletins Clínicos

Angina

A Angina é um processo inflamatório da faringe.

Existem muitos tipos de angina. Umas são provocadas pelos germes que normalmente se encontram na boca, quando intervém qualquer factor que favorece a sua virulência e diminui o poder defensivo dos tecidos. Outras são provocadas por doenças infecciosas como o sarampo, a escarlatina ou a difteria, ou por doenças do sangue (agranulocitose, leucemias, anemias aplásticas, etc...).

Manifestam-se por dificuldades de deglutição, mal-estar geral, febre que tende a subir até se tornar muito elevada ou rubor das mucosas.

Distinguem-se várias formas, segundo o aspecto da lesão:

  • Quando há apenas rubor das mucosas, chama-se angina catarral;
  • nos casos de rubor a que se associa a deposição de exsudado esbranquiçado puntiforme nas amígdalas, denomina-se angina lacunar;
  • quando o exsudado se dispõe numa camada contínua, denomina-se angina pultácea;
  • quando existe destruição dos tecidos, chama-se angina ulcerativa, ou necrótica.

O tratamento varia conforme as formas apresentadas, mas recorre-se geralmente ao bismuto e, sobretudo, aos antibióticos.

Voltar

Anúncios Portal Saúde

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço totalmente gratuito de anúncios. Aqui poderá colocar anúncios de oferta e procura de emprego ou outros, desde que relacionados com a área da saúde. Terá apenas de efectuar o registo aqui. Caso já seja um utilizador registado, por favor introduza o seu nome de utilizador e palavra passe.