CONSULTA ONLINE

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço gratuito de esclarecimento do que é a saúde mental e como a pode melhorar.

  » novo registo
» recuperar password
HOME SOBRE NÓS CONTACTOS ADICIONAR REGISTO
Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017 | 48 visitantes online
 
  • Pesquisa
  • Pesquisa Avançada
Palavra, frase, empresa  
Actividade *
Localidade *
 

Boletins Clínicos

Esclerose Múltipla

A Esclerose Múltipla é uma doença anatomicamente caracterizada pela presença de focos de desmielinização e esclerose, irregularmente distribuídos por todo o Sistema Nervoso Central.

Clinicamente caracteriza-se por uma série de sintomas, diferentes de caso para caso, mas sempre reconduzíveis ao sofrimento do sistema piramidal e do vestíbulo-cerebeloso.

A doença atinge, sobretudo, os indivíduos entre os 20 e os 40 anos, com preferência para o sexo masculino. A sua sede de eleição é o corpo caloso, as paredes dos ventrículos cerebrais, o mesencéfalo, a protuberância, o bulbo e os segmentos cervicais e dorsais da medula.

O quadro clínico da esclerose é, na maior parte dos casos, caracterizado pela associação de sintomas da série piramidal (espasticidade, acentuação de reflexos, Babinsky) e dos vestíbulo-cerebelosos (nistagno, ataxia, trémulo cinético, disartria). Os distúrbios motores estão no primeiro plano e interessam quer aos membros, quer aos nervos cranianos.

Os doentes acusam prostração, fatiga excessiva, especialmente nos membros inferiores, dificuldade em executar movimentos delicados e precisos com as mãos. Aparecem, de seguida, leves fenómenos parésicos nos membros inferiores, o tono muscular frequentemente eleva-se, os reflexos tendino-periósseos exaltam-se, enquanto os abdominais diminuem ou desaparecem e surge trémulo intencional. A marcha assume aspectos típicos: às vezes tem carácter exclusivamente espástico, outras vezes exclusivamente cerebeloso.

Com uma certa frequência, observam-se paralisia dos nervos oculomotores, com consequente diplasia; perturbações sensitivas (por exemplo, formigueiro muscular) de carácter flutuante, com oscilações da intensidade e da distribuição topográfica. Normais também são as vertigens e as perturbações psíquicas (euforia, crises de riso ou de choro, por exemplo).

Voltar

Anúncios Portal Saúde

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço totalmente gratuito de anúncios. Aqui poderá colocar anúncios de oferta e procura de emprego ou outros, desde que relacionados com a área da saúde. Terá apenas de efectuar o registo aqui. Caso já seja um utilizador registado, por favor introduza o seu nome de utilizador e palavra passe.