CONSULTA ONLINE

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço gratuito de esclarecimento do que é a saúde mental e como a pode melhorar.

  » novo registo
» recuperar password
HOME SOBRE NÓS CONTACTOS ADICIONAR REGISTO
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024 | 15 visitantes online
 
  • Pesquisa
  • Pesquisa Avançada
Palavra, frase, empresa  
Actividade *
Localidade *
 

Boletins Clínicos

Paralisia de Bell

A Paralisia de Bell é uma paralisia do nervo facial, atingindo todos os músculos do mesmo lado da face. A afecção tem este nome não por ter sido Bell quem a descobriu, mas sim porque foi ele quem primeiro demonstrou a verdadeira natureza da afecção.

A causa mais frequente da Paralisia de Bell é o frio, que produz edema, provavelmente de origem alérgica, dos tecidos perineuronais e, por isso, lesões do nervo. A doença também pode aparecer após fracturas da base do crânio, ou por compressão provocada por tumores intracranianos.

A paralisia não surge imediatamente após a exposição ao frio, mas sim após um período variável. Na maior parte das ocasiões não causa dor e o paciente descobre-a quando se observa ao espelho ou quando é informado por terceiros. Depois, apercebe-se que não consegue assobiar ou soprar e que, quando come, escapa-se saliva pelo ângulo da boca.

Passados dois ou três dias, a face adquire um aspecto característico: o doente não consegue contrair os músculos da face do lado atingido e do supracílio, nem fechar o olho homolateral, a comissura labial desvia-se para o lado não paralisado e para cima, a comida e a saliva acumulam-se entre a bochecha flácida e a língua.

O tratamento é feito com o objectivo de reduzir o edema que comprime o nervo: usam-se, para isso, injecções de cortisona, que descongestiona os tecidos. É também necessário tratamento físico, que deve ser iniciado imediatamente.

Voltar

Anúncios Portal Saúde

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço totalmente gratuito de anúncios. Aqui poderá colocar anúncios de oferta e procura de emprego ou outros, desde que relacionados com a área da saúde. Terá apenas de efectuar o registo aqui. Caso já seja um utilizador registado, por favor introduza o seu nome de utilizador e palavra passe.