CONSULTA ONLINE

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço gratuito de esclarecimento do que é a saúde mental e como a pode melhorar.

  » novo registo
» recuperar password
HOME SOBRE NÓS CONTACTOS ADICIONAR REGISTO
Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 | 27 visitantes online
 
  • Pesquisa
  • Pesquisa Avançada
Palavra, frase, empresa  
Actividade *
Localidade *
 

Boletins Clínicos

Psiconeurose

O termo Psiconeurose foi introduzido por Dubois (1904) para indicar «as afecções nas quais predomina a influência psíquica, mais ou menos curáveis com psicoterapia».

Usado por alguns como equivalente da neurose, o termo psiconeurose é usado por outros para os casos de neurose cujos sintomas essenciais se complicam com manifestações próximas das psicoses, como acontece, por exemplo, na psiconeurose hipocondríaca. A possibilidade que o termo psiconeurose apresenta de uma raiz comum à de todas as alterações do comportamento, ligeiras ou graves, quer atinjam só a função de adaptação ou outras funções, torna-o preferível ao termo neurose.

Fazem parte das psiconeuroses todas as formas indicadas com o nome de neurose (neurastenia, psicastenia, neurose de angústia, fobias, obsessões, histeria, hipocondria), assim como todas as formas de desadaptação que necessitam de uma reestruturação do comportamento.

As psiconeuroses «são doenças de personalidade sem substracto orgânico, caracterizadas pela presença de conflitos intrapsíquicos que inibem o comportamento social, sem todavia alterarem o sentido da realidade» (Eu). Em relação às psicoses, em que o contacto com a realidade está profundamente alterado e a vida psíquica perturbada e sem estrutura, as psiconeuroses podem considerar-se doenças mentais ”menores”, nas quais o conhecimento do estado patológico é excessivo, o que implica o aparecimento de um verdadeiro sofrimento.

Segundo as correntes psicoanalíticas, o quadro sintomatológico das psiconeuroses é caracterizado sobretudo pela indústria livre ou controlada que nasce do conflito intrapsíquico. Em regra, o conflito surge entre as leis morais, sociais e pessoais por um lado (Superego) e os impulsos agressivo-destrutivos, os desejos ou as necessidades elementares, pelo outro.

Os sintomas neuróticos dos sentimentos, do comportamento, da ideação, devem ser interpretados como mecanismos de defesa contra a angústia conflitual, e representam uma forma de compromisso para controlar os impulsos instintivos ameaçados e escondidos. Segundo as correntes de pensamento da psiquiatria clássica, as psiconeuroses devem ser consideradas como o desenvolvimento de um temperamento de base neurótica, frequentemente hereditário, caracterizado por hiperexcitabilidade, hipermotividade, labilidade neurovegetativa e predisposição para alterações viscerais.

Os factores que condicionam a passagem de um tipo de personalidade para um estado de neurose podem ser orgânicos (como doenças somáticas), fisiológicos (como a puberdade ou a menopausa) ou afectivos (traumatismos e choques emocionais).

A sintomatologia comum aos vários tipos de psiconeurose é a alteração subjectiva que provoca no doente um verdadeiro estado de sofrimento. Tratam-se de situações de astenia e esgotamento, de alterações neurovegetativas variadas, como cefaleias, vertigens, trémulo (o chamado síndroma neurasténico). Além destes sintomas somáticos aparecem sintomas psíquicos, como sentimento de insegurança, de falta de confiança no próprio valor pessoal, tendências depressivas e variação de humor.

A estes sintomas genéricos somam-se depois, segundo o tipo de neurose, os sintomas específicos: fobias, obsessões na neurose fóbico-obsessiva, conversão conversão somática como paresias e crises convulsivas na neurose histérica, e preocupações em relação ao próprio corpo na forma hipocondríaca.

Voltar

Anúncios Portal Saúde

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço totalmente gratuito de anúncios. Aqui poderá colocar anúncios de oferta e procura de emprego ou outros, desde que relacionados com a área da saúde. Terá apenas de efectuar o registo aqui. Caso já seja um utilizador registado, por favor introduza o seu nome de utilizador e palavra passe.