CONSULTA ONLINE

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço gratuito de esclarecimento do que é a saúde mental e como a pode melhorar.

  » novo registo
» recuperar password
HOME SOBRE NÓS CONTACTOS ADICIONAR REGISTO
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 | 26 visitantes online
 
  • Pesquisa
  • Pesquisa Avançada
Palavra, frase, empresa  
Actividade *
Localidade *
 

Boletins Clínicos

Psicose Maniaco-depressiva

A Psicose Maníaco-Depressiva é uma psicose endógena, física, periódica, bipolar. Trata-se de uma doença mental que aparece sem que exista qualquer razão ambiencial determinada, com evolução fásica, ora expansiva, ora depressiva, e que se repete periodicamente durante o curso da vida.

As fases contra-polares (expansiva e depressiva) podem alternar e repetir ininterruptamente. Com mais frequência observam-se episódios expansivos e depressivos, intervalados por períodos mais ou menos longos de bem-estar psíquico.

Frequentemente, aparecem fases depressivas sem qualquer episódio contra-polar (expansivo ou maníaco); o aparecimento somente de episódios expansivos é raro.

Esta doença é hereditária e familiar. Começa quase sempre na idade adulta. Os episódios resolvem-se em regra, em 4 a 6 meses, caso sejam depressivos, e em 2 a 4 meses, caso sejam expansivos.

A fase depressiva caracteriza-se por uma substancial incapacidade pragmática e projectiva, por abulia, por abaixamento da tonalidade do humor com intensos fenómenos ansiosos com característica remissão vespertina, por insónia atípica, por alterações somáticas (obstipação, por exemplo) e por uma série de outros sintomas, como sentimentos de desrealização afectiva, delírio de culpa e de auto-acusação e tendências auto-lesivas.

Esta grande variedade de sintomas permite distinguir algumas formas típicas e atípicas: a todas é, porém, comum o compromisso pragmático e projectivo.

A fase expansiva é caracterizada por excitação psicomotora com típica exaltação eufórica, por vivacidade ideativa e expressiva que bem depressa atinge os graus de ideorreia e logorreia.

Com frequência, associam-se sentimentos de capacidade e potência que, às vezes, parecem deliróides.

Voltar

Anúncios Portal Saúde

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço totalmente gratuito de anúncios. Aqui poderá colocar anúncios de oferta e procura de emprego ou outros, desde que relacionados com a área da saúde. Terá apenas de efectuar o registo aqui. Caso já seja um utilizador registado, por favor introduza o seu nome de utilizador e palavra passe.