CONSULTA ONLINE

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço gratuito de esclarecimento do que é a saúde mental e como a pode melhorar.

  » novo registo
» recuperar password
HOME SOBRE NÓS CONTACTOS ADICIONAR REGISTO
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024 | 17 visitantes online
 
  • Pesquisa
  • Pesquisa Avançada
Palavra, frase, empresa  
Actividade *
Localidade *
 

Boletins Clínicos

Septicémia

A septicémia é uma infecção generalizada no decurso da qual existe uma emissão contínua, ou repetida, na corrente sanguínea, de um agente patogénico, das suas toxinas e dos produtos de destruição celular, com um quadro clínico polimorfo e dependente da quantidade dos órgãos atingidos.

A septicémia não apresenta uma etiologia particular ou específica, já que a maior parte das bactérias é capaz de a provocar, com especial incidência para os cocos, a brucela, a S. typhi e o enterococo.

Quando não se tratam de infecções endógenas, a porta de entrada das infecções pode residir, por exemplo, em feridas cutâneas, furúnculos, amigdalites ou gengivites.

O foco séptico assumirá carácter necrosante e irá encontrar-se em contiguidade com as vias linfáticas ou com a corrente circulatória, na qual descarregará os produtos da multiplicação bacteriana.

Como sintomatologia geral, sentir-se-ão arrepios, febre alta, comprometimento nervoso e sensorial, astenia, palidez, anemia, esplenomegalia, a que se juntam os sinais clínicos e electrocardiográficos da miocardite, com eventual comprometimento endocardítico, nefropatia, bronquite difusa.

A juntar a isso tudo, devem ter-se presentes, nos casos individuais, os eventuais sinais de localizações metastásicas (osteomielites, artrites, abcesso pulmonar, hepático, cerebral).

Do ponto de vista da evolução, uma septicémia pode ser subaguda, aguda ou hiperaguda.

Voltar

Anúncios Portal Saúde

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço totalmente gratuito de anúncios. Aqui poderá colocar anúncios de oferta e procura de emprego ou outros, desde que relacionados com a área da saúde. Terá apenas de efectuar o registo aqui. Caso já seja um utilizador registado, por favor introduza o seu nome de utilizador e palavra passe.