CONSULTA ONLINE

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço gratuito de esclarecimento do que é a saúde mental e como a pode melhorar.

  » novo registo
» recuperar password
HOME SOBRE NÓS CONTACTOS ADICIONAR REGISTO
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024 | 16 visitantes online
 
  • Pesquisa
  • Pesquisa Avançada
Palavra, frase, empresa  
Actividade *
Localidade *
 

Boletins Clínicos

Mastite

A Mastite é o processo inflamatório do tecido conjuntivo ou glandular da mama. Pode evoluir de acordo com duas formas:

1- Mastite aguda, característica da mulher que amamenta. É causada pela penetração de germes infecciosos através de lesões do mamilo (daí que seja preciso preparar, durante o último período de gestação, o mamilo para a sucção).

A infecção, subindo pelos canais galactóforos, chega à glândula e ao tecido intersticial. À palpação, verifica-se um endurecimento, que dá à mulher a sensação de peso e dor. Depois, a pele torna-se vermelha, surge a febre e o estado geral piora.

Nestes casos, além do tratamento geral com antibióticos e sulfamidas, é oportuno esvaziar a colecção purulenta com uma seringa e injectar localmente penicilina, devendo-se evitar, sempre que possível, a intervenção cirúrgica.

2- Mastite crónica. É a localização na mama de uma doença geral ou de uma infecção que a atingiram por via hemática ou linfática. Clinicamente, caracteriza-se pela presença de vários nódulos no interior do órgão, o que se torna doloroso.

Uma forma clínica especial é a chamada mastite dos recém-nascidos. Em ambos os sexos, entre o quarto e sétimo dias de vida, pode aparecer na glândula mamária uma tumefacção que é denominada ingurgitação mamária.

Esta tumefacção, devida a um excesso de estrogénios de origem materna, pode infectar-se, dando origem a um processo inflamatório agudo. Uma terapêutica antibiótica domina esta inflamação.

Os raros casos de evolução para abcesso da mastite dos recém-nascidos são tratados cirurgicamente, fazendo-se uma incisão radial em relação ao mamilo.

Voltar

Anúncios Portal Saúde

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço totalmente gratuito de anúncios. Aqui poderá colocar anúncios de oferta e procura de emprego ou outros, desde que relacionados com a área da saúde. Terá apenas de efectuar o registo aqui. Caso já seja um utilizador registado, por favor introduza o seu nome de utilizador e palavra passe.