O Portal Saúde coloca à sua disposição pequenos dossies com informação sobre diversas patologias. Para saber mais sobre o seu caso em concreto visite o seu médico.
Uma úlcera é uma perda de tecido de revestimento provocada por um processo de degenerescência e necrobiose que aparece em consequência de fenómenos inflamatórios, de neoplasias, de infecções específicas, de alterações da circulação ou por causa acidental, e que não têm tendência para a cura espontânea mediante os processos normais de granulação e cicatrização.
Tem, pelo contrário, tendência para aumentar e para se tornar mais profunda. Pode ter uma forma redonda, linear ou oval. Pode ser só superficial (úlcera serpiginosa), profunda (úlcera penetrante) ou, então, superficial e profunda (úlcera tenebrante).
O fundo da úlcera pode ser rectangular e limpo, ou então anfractuoso e vegetante, com massas granulosas que se desagregam continuamente devido à necrose; os bordos podem ser planos, salientes, cortados a pique, e a pele circundante também pode apresentar manifestações hemorrágicas ou, então, eritematosas.