logo portal saúde

Quinta-feira, 30 de Outubro de 2025
45 visitantes online
Bem-vindo/a, Visitante

Orçamentos

Entrar

Boletins Clínicos de A a Z

O Portal Saúde coloca à sua disposição pequenos dossies com informação sobre diversas patologias. Para saber mais sobre o seu caso em concreto visite o seu médico.

Cárie

A Cárie Dentária é um processo destrutivo dos tecidos duros dos dentes, caracterizado pela desagregação da estrutura mineralizada e pela transformação do tecido dentário em substância mole.

O nervo do dente é atingido e descoberto pelo processo da cárie só numa segunda fase, provocando então dores de dentes fortes; no primeiro estádio estas não aparecem, ou são leves, limitando-se quase sempre a uma acentuada sensibilidade térmica ou mecânica.

É por isso que é bom não esperar pela dor para tratar do dente, uma vez que então se torna necessário extrair o nervo, o que enfraquece a estrutura dentária.

O tratamento do dente cariado consiste na extirpação de toda a zona amolecida atingida pelo processo degenerativo, mas não é suficiente. Deve-se também extirpar a parte do dente (como os sulcos da superfície de mastigação dos molares e pré-molares) que a experiência mostrou estar sujeita a cáries.

Quando a um dente atingido pela cárie não se faz a extirpação de toda a área susceptível além da já cariada, é frequente, a curto prazo, o aparecimento de recaídas.

Com a finalidade de prevenir a cárie, é necessário, antes de mais, intervir na vida intra-uterina, não deixando que faltem à mãe as condições de higiene e os suplementos medicamentosos, especialmente as vitaminas, indispensáveis a uma boa calcificação dos dentes no nascituro.

No recém-nascido, deve intervir-se até aos 2-3 anos, pois nessa idade a calcificação dos dentes, mesmo a dos definitivos, já terminou. Os maxilares da criança nesta idade têm inclusos todos os dentes que mais tarde nascerão e a calcificação dos dentes, mesmo a dos definitivos, é já completa.

Outra medida profilática é a da limitação máxima do uso de alimentos com açúcar, especialmente nas crianças, mas também nos adultos. É preciso dar às crianças alimentos duros, que asseguram uma auto-limpeza dentária melhor e exercitam o órgão dentário para a sua função.

Voltar

Precisa de um tratamento de Saúde ou Bem-estar?
  • Exames...
  • Consultas...
  • Facelifting...
  • Mamoplastia...
  • Tratamento capilar...
  • Depilação laser...
  • Ortodoncia...
Consulte O Portal Saúde!