O Portal Saúde coloca à sua disposição pequenos dossies com informação sobre diversas patologias. Para saber mais sobre o seu caso em concreto visite o seu médico.
Acne é a denominação genérica dada a todas as doenças de pele que têm origem no sistema sebáceo-piloso.
A forma mais frequente, chamada de acne vulgar, atinge sobretudo os jovens e tem como sede principal a face. Os indivíduos com pele gordurosa têm grande predisposição para o acne.
Esta doença origina-se nas glândulas sebáceas, abundantes no rosto e na região compreendida entre as duas omoplatas. Quando as glândulas segregam quantidades excessivas de sebo, resulta a chamada seborreia, caracterizada pelo aspecto pálido e untuoso da pele.
O sebo, demasiado abundante, e não encontrando saída suficiente através dos poros das glândulas, dilata os seus canalículos e acumula-se, formando corpos chamados comédones.
Estes, na sua parte externa, solidificam e adquirem uma cor preta. Por isso, o rosto e a zona atingida aparecem salpicados de pontos negros.
Normalmente, surge à volta dos comédones tumefacção e pápula (saliência avermelhada). O acne é então chamado de papuloso, e de pastuloso se, como frequentemente ocorre, a pápula se transforma numa pústula, ou seja, numa vesícula que contém pus, evoluindo depois para uma cicatriz deformante.
O acne vulgar é denominado de polimorfo em certas situações graves, nas quais aparecem em simultâneo comédones, pápulas, pústulas e cicatrizes no rosto, no peito e no dorso.
A erupção do acne intensifica-se na Primavera.