O Portal Saúde coloca à sua disposição pequenos dossies com informação sobre diversas patologias. Para saber mais sobre o seu caso em concreto visite o seu médico.
O Eczema é uma doença da pele, caracterizada por prurido e por formação de vesículas, de pústulas e de crostas.
Para o aparecimento do eczema pode contribuir alguns destes factores: - alimentação errada, seja por excesso, seja por deficiência; - mau funcionamento dos rins, do fígado ou do aparelho digestivo; - em alguns casos, a influência do sistema nervoso e das glândulas endócrinas; - em muitas situações, a acção local de substâncias irritantes usadas por operários da indústria.
O eczema manifesta-se com prurido, seguido de ardor, edema, vermelhidão, secreção serosa e formação de vesículas e crostas. Após numerosas erupções, a pele perde a elasticidade, espessa-se e em certos pontos de flexão formam-se rágadas.
Os tipos mais comuns do eczema são:
Do ponto de vista clínico podem distinguir-se várias formas:
No que diz respeito à terapêutica comum a todas estas formas, esta deverá ser simultâneamente geral e local. O tratamento geral distingue-se, por sua vez, em dietético e médico.
Como tratamento dietético e higiénico indica-se o regime lácteo-vegetariano ou lácteo. É necessário, além disso, regularizar as funções gastro-intestinais e tratar a eventual coexistência de diabetes, linfatismo, gota ou artritismo. Naturalmente, também é preciso eliminar as substâncias sensibilizantes alimentares, profissionais, cosméticas eventualmente identificadas.
O tratamento médico consiste em dessensibilização específica, quando a substância sensibilizante foi identificada, ou na dessensibilização inespecífica, através de anti-histamínicos, peptonas, auto-hemoterapia, auto-soroterapia, etc. São também úteis as vitaminas C e D em doses adequadas, as vitaminas do Grupo B, o factor F e o factor P, os banhos sulfurosos, os sedativos neurovegetativos.
Como tratamento local, são úteis, nos casos agudos, as compressões frias ou mornas com água ou soluções desinfectantes ou camomila, os pós inertes como o talco e o amido.
Resolvido o período agudo, poderão ser úteis as aplicações de ictiol, o alcatrão vegetal ou mineral, as pomadas anti-histamínicas.