O Portal Saúde coloca à sua disposição pequenos dossies com informação sobre diversas patologias. Para saber mais sobre o seu caso em concreto visite o seu médico.
A Gastrite é um processo inflamatório da mucosa gástrica, com evolução aguda ou crónica.
A gastrite aguda é consequência de erros dietéticos, de hipersensibilidade a certos alimentos, de abuso de álcool ou de nicotina ou de determinados medicamentos.
É, assim, essencialmente de origem tóxica, muitas vezes carencial ou alérgica e raramente de origem infecciosa. É acompanhada de fenómenos gerais, como falta de apetite, mal-estar, vómitos (mais frequentemente náuseas), língua saburrosa, aftas orais, entre outros.
Maiores preocupações levanta a gastrite crónica, tanto no que diz respeito a possíveis relações com a úlcera gástrica, com o cancro de estômago e com os problemas diagnósticos diferenciais dessas afecções, como no que respeita à etiopatogénese e è terapêutica.
É uma doença bastante difundida que ataca sobretudo os jovens com cerca de 20 anos. Pode surgir como consequência de defeitos alimentares prolongados, por ingestão insistente de substâncias irritantes, por mastigação apressada, por abuso de tabaco, etc...
A sintomatologia é variada. O apetite pode manter-se, mas em regra diminui. Surgem sensações dolorosas ou dores epigástricas durante ou imediatamente após as refeições, sensação de peso ou de tensão, sempre com localização epigástrica, língua saburrosa, obstipação alternada com períodos de diarreia.