logo portal saúde

Quinta-feira, 30 de Outubro de 2025
48 visitantes online
Bem-vindo/a, Visitante

Orçamentos

Entrar

Boletins Clínicos de A a Z

O Portal Saúde coloca à sua disposição pequenos dossies com informação sobre diversas patologias. Para saber mais sobre o seu caso em concreto visite o seu médico.

Gengivite

A Gengivite é um processo inflamatório das gengivas. Pode manifestar-se no decurso de doenças infecciosas provocadas por condições locais favoráveis que enfraquecem o seu poder de defesa, por causas irritativas ou físicas ou por higiene deficiente da cavidade oral.

A gengivite simples aguda revela-se com a congestão da mucosa: as gengivas ficam avermelhadas e tumefactas na zona das papilas e à volta da coroa dos dentes; por vezes pode surgir pequenas hemorragias e subjectivamente há sensações dolorosas ao contacto com alimentos muito quentes ou muito frios.

De um modo geral, a higiene adequada da cavidade oral e a aplicação local de soluções moderadamente desinfectantes são suficientes para garantir a cura.

Contudo, pode haver um agravamento das condições locais, com o aparecimento de ulcerações, que em seguida se cobrem de pseudomembranas facilmente sanguinolentas, mau hálito, linfadenopatia dos gânglios submaxilares e latero-cervicais e elevação térmica – esta é a gengivite úlcero-necrótica aguda.

A gengivite purulenta aguda é provocada pela penetração de corpos estranhos no limbo gengival. Apresenta-se como uma tumefacção dolorosa e avermelhada que, ao fim de alguns dias, se torna flutuante e mostra um pequeno orifício, pelo qual sai pus.

A terapêutica consiste em afastar o eventual corpo estranho e em praticar desinfecção local com soluções iodadas. No caso de existir febre elevada, devem ministrar-se antibióticos.

A gengivite hiperplástica, por seu turno, consiste numa reacção, com carácter produtivo, dos tecidos gengivais, contra agentes infecciosos e irritativos crónicos. A gengiva é avermelhada e de consistência dura, devido à presença de abundante tecido fibroso; por vezes, podem surgir zonas de degenerescência e de necrose.

No caso da terapêutica médica se revelar ineficaz e o tecido hiperplástico ser abundante, é necessário recorrer a uma pequena intervenção de cirurgia estomatológica.

Voltar

Precisa de um tratamento de Saúde ou Bem-estar?
  • Exames...
  • Consultas...
  • Facelifting...
  • Mamoplastia...
  • Tratamento capilar...
  • Depilação laser...
  • Ortodoncia...
Consulte O Portal Saúde!