O Portal Saúde coloca à sua disposição pequenos dossies com informação sobre diversas patologias. Para saber mais sobre o seu caso em concreto visite o seu médico.
A Nevralgia corresponde à irritação dolorosa de um nervo sensitivo, não acompanhada por alterações anatómicas nesse mesmo nervo.
Nas situações em que a nevralgia é acompanhada por uma lesão do nervo falar-se-à de nevrite (mono ou polinevrite).
Pelo termo de nevralgia deve, portanto, designar-se somente as formas chamadas essenciais; por essencial, em Medicina, costuma indicar-se um facto patológico em que não é evidenciável a causa determinante, mesmo quando é possível individualizar causas predisponentes que influenciam o aparecimento da doença ou do sintoma.
No caso da nevralgia, o seu aparecimento é facilitado em indivíduos debilitados, neurasténicos ou histéricos, talvez porque estes são levados a amplificar qualquer dor, porque particularmente atentos aos fenómenos da sua própria pessoa.
As nevrites sintomáticas, pelo contrário, devem ser relacionadas com factores patogénicos, que podem ser de natureza local (perturbações térmicas, acidentes traumáticos, aparelhos de gesso) ou de natureza geral (infecções, envenenamentos, doenças do equilíbrio, reumatismos, etc...).
Segundo a gravidade, pode intervir-se com uma terapêutica física (calor, ultra-sons, etc...) ou cirúrgica (extirpação do nervo ou do gânglio nervoso).