O Portal Saúde coloca à sua disposição pequenos dossies com informação sobre diversas patologias. Para saber mais sobre o seu caso em concreto visite o seu médico.
A Paralisia de Bell é uma paralisia do nervo facial, atingindo todos os músculos do mesmo lado da face. A afecção tem este nome não por ter sido Bell quem a descobriu, mas sim porque foi ele quem primeiro demonstrou a verdadeira natureza da afecção.
A causa mais frequente da Paralisia de Bell é o frio, que produz edema, provavelmente de origem alérgica, dos tecidos perineuronais e, por isso, lesões do nervo. A doença também pode aparecer após fracturas da base do crânio, ou por compressão provocada por tumores intracranianos.
A paralisia não surge imediatamente após a exposição ao frio, mas sim após um período variável. Na maior parte das ocasiões não causa dor e o paciente descobre-a quando se observa ao espelho ou quando é informado por terceiros. Depois, apercebe-se que não consegue assobiar ou soprar e que, quando come, escapa-se saliva pelo ângulo da boca.
Passados dois ou três dias, a face adquire um aspecto característico: o doente não consegue contrair os músculos da face do lado atingido e do supracílio, nem fechar o olho homolateral, a comissura labial desvia-se para o lado não paralisado e para cima, a comida e a saliva acumulam-se entre a bochecha flácida e a língua.
O tratamento é feito com o objectivo de reduzir o edema que comprime o nervo: usam-se, para isso, injecções de cortisona, que descongestiona os tecidos. É também necessário tratamento físico, que deve ser iniciado imediatamente.