O Portal Saúde coloca à sua disposição pequenos dossies com informação sobre diversas patologias. Para saber mais sobre o seu caso em concreto visite o seu médico.
O saturnismo é o resultado de uma intoxicação por chumbo. Esta intoxicação pode ser provocada pelo trabalho com material de chumbo (doença profissional) ou também pelo uso prolongado de cosméticos e cremes à base deste metal.
As vias de penetração são o canal de digestivo e a árvore respiratória: quando a intoxicação se estabelece pela segunda via a doença assume aspectos mais graves na medida em que o metal vai exercer uma acção muito mais enérgica.
A intoxicação estabelece-se mais facilmente nos jovens e nas mulheres e é favorecida por condições como sífilis, alcoolismo, tuberculose, arteriosclerose, por exemplo. De acordo com a quantidade de chumbo absorvida, a intoxicação manifesta-se de formas diferentes: anemia, paralisia, mialgia, nevralgia, nefrite, artrite, encefalopatia, cólicas, cardiopatia.
Os sintomas mais evidentes são: orla gengival (coloração cinzenta das gengivas), hálito fétido, coloração cutânea terrosa com tonalidades amareladas. No sangue observam-se glóbulos vermelhos com grânulos grossos e finos e uma linfocitose relativa. Podem observar-se também: obstipação, dispepsia, cólicas.
A profilaxia consiste em observar uma higiene muito cuidadosa, em especial da boca, para evitar as alterações das gengivas, em promover um bom arejamento dos ambientes e excluir do trabalho com chumbo os grupos e risco.