O Portal Saúde coloca à sua disposição pequenos dossies com informação sobre diversas patologias. Para saber mais sobre o seu caso em concreto visite o seu médico.
A Varicela é uma doença infecciosa, contagiosa e epidérmica, característica da idade infantil, cujo período de incubação é de 14 a 20 dias.
Em geral, a doença começa com um mal-estar geral, às vezes vómitos, e febre entre 38º e 39º. Depois surge a erupção, às vezes acompanhada de prurido, de manchas vermelhas características que rapidamente se tornam duras e salientes, cercadas por um halo inflamatório.
Cerca de 4 dias depois, as vesículas desaparecem e ficam só umas pequenas crostas. Por volta do sétimo dia, as crostas caem, deixando uma mancha que depois desaparece, só excepcionalmente deixando cicatrizes.
Nesta imagem ilustra-se a disposição do exantema da varicela, que se inicia com poucos elementos localizados na cabeça e no tórax (figura da esquerda) e se estende sucessivamente a todo o tronco, e por vezes às coxas, deixando, todavia, sempre excluídas as palmas das mãos e das plantas dos pés.
O prurido, que é efectivamente muito intenso e incomodativo, expõe as crianças a lesões provocadas pelo coçar. É também característico a existência de erupções cutâneas que se encontram em estádios diferentes de evolução (há erupções na fase cicatricial e erupções nas fases iniciais; é um sinal que serve para se fazer o diagnóstico diferencial com a varíola).
Regra geral, a evolução da varicela é benigna. As formas graves são raríssimas e mais frequentes nos adultos.
A terapêutica da varicela é sintomática, feita com medicações cutâneas, utilizando pós inertes ou anti-sépticos, colutórios, etc. Após a cura, o doente adquire imunidade parcial.