De acordo com informações de maio de 2025, baseadas em dados da Associação Portuguesa de Seguradores (APS) e do Observatório dos Seguros de Saúde da ASF, quase 4 milhões de portugueses já têm seguro de saúde.
Evolução e Contexto
O número de portugueses com seguro de saúde tem demonstrado uma trajetória de crescimento consistente nos últimos anos. Por exemplo:
- Em 2023, o setor segurador registou um total de 3,9 milhões de pessoas seguradas em saúde.
- Estimativas para o final de 2024 apontavam para que Portugal atingisse 4 milhões de seguros de saúde.
- A Marktest, em dados mais antigos de 2024, indicava 2,8 milhões, mas outras fontes, mais recentes, mostram um aumento.
- Em média, mais de 300 pessoas aderiram a um seguro de saúde por dia em 2024.
Razões para o Crescimento
Este aumento na procura por seguros de saúde em Portugal é impulsionado por vários fatores:
- Dificuldades no Serviço Nacional de Saúde (SNS): Tempos de espera prolongados, dificuldade de acesso a consultas de especialidade e exames, e constrangimentos em alguns serviços de urgência levam os portugueses a procurar alternativas no setor privado.
- Procura por Cuidados Rápidos e Eficientes: A perceção de uma maior rapidez no acesso e eficiência nos serviços do setor privado é um fator motivador.
- Seguros de Grupo: Muitos seguros de saúde são contratados por empresas para os seus colaboradores, o que contribui significativamente para o aumento do número de segurados (cerca de 2 milhões são seguros de grupo).
- Aumento da Consciência: A pandemia de COVID-19 também pode ter aumentado a preocupação das famílias com a saúde e a procura por soluções que garantam um acesso mais rápido a cuidados.
Abrangência Total
Se considerarmos não apenas os seguros de saúde, mas também os planos de saúde e os subsistemas (como a ADSE), a percentagem da população adulta em Portugal abrangida por alguma forma de cobertura de saúde adicional eleva-se para cerca de 58%.
Portanto, embora os 2,8 milhões mencionados possam ter sido um dado preciso num passado recente, a realidade atual é que o número de portugueses com seguro de saúde aproxima-se ou já ultrapassou os 4 milhões, refletindo uma crescente tendência de adesão ao setor privado da saúde.

