Com as urgências sob pressão e a circulação do vírus Influenza A em alta, as autoridades de saúde reforçam o apelo: a prevenção e a "triagem inteligente" são as melhores armas.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, com as autoridades de saúde a registarem uma tendência crescente de novos casos e um aumento da mortalidade acima do esperado para esta época do ano, especialmente entre os mais idosos.
Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), o pico de atividade gripal poderá ser atingido já neste início de janeiro de 2026, com uma predominância clara do vírus Influenza A (subtipos H1N1 e H3N2).
O Cenário nas Urgências A procura pelos serviços de urgência disparou nas últimas semanas, com milhares de atendimentos diários, muitos dos quais poderiam ser resolvidos através da Linha SNS 24 ou nos Centros de Saúde. O vírus sincicial respiratório (VSR) e a COVID-19 continuam a circular, mas é a gripe que lidera atualmente as preocupações, causando quadros de febre alta, dores musculares intensas e tosse persistente.
Cuidados Essenciais: Não Facilite A equipa do Oportalsaude.com compilou as recomendações essenciais da DGS para enfrentar este surto:
Máscara Social: Voltou a ser altamente recomendada em espaços fechados, transportes públicos e, obrigatoriamente, se tiver sintomas respiratórios ou visitar unidades de saúde.
Vacinação de "Última Hora": Ainda vai a tempo. Se pertence aos grupos de risco (maiores de 60 anos, doentes crónicos ou grávidas) e ainda não se vacinou, faça-o imediatamente. A vacina é a forma mais eficaz de evitar complicações graves e internamentos. Recorde-se que este ano a vacinação gratuita abrange também crianças entre os 6 e os 23 meses.
Antes de ir à Urgência, ligue 808 24 24 24: Evite horas de espera e o risco de contágio hospitalar. A triagem da Linha SNS 24 encaminha-o para o local certo ou dá-lhe instruções de autocuidados em casa.
Quando Ficar em Casa? Se apresentar sintomas ligeiros a moderados (febre controlável, mal-estar geral), a recomendação é o repouso, hidratação reforçada e isolamento voluntário para quebrar as cadeias de transmissão.
Proteja-se a si e aos outros. Consulte o nosso diretório para encontrar farmácias aderentes à vacinação ou médicos de família disponíveis para teleconsulta perto de si.

